Workshop apresenta o MEG e orienta empresários participantes do PEQ/AL
Por Fátima de Paula – Algo Mais Consultoria e Assessoria
O Movimento Alagoas Competitiva (MAC) realizou, de 10 a 12 de julho, o Workshop de Preenchimento Assistido do Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG) das empresas atendidas pelo programa de Agente Locais de Inovação (ALI) do Sebrae em Alagoas. O questionário é parte do ciclo 2019 do Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade (PEQ/AL).
Em Maceió, o encontro reuniu os empresários no auditório da Casa da Indústria, no Farol, na quarta (10) e quinta-feira (11). Nesta sexta-feira (12), será a vez de Arapiraca receber o atendimento, no Escritório Regional do Sebrae, Centro.
Domingos Leão, superintendente de Portfólio e Conhecimento do MAC, ressalta que a proposta é trabalhar a temática ‘o que é o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)’ e o passo a passo de como é feito o preenchimento do questionário online e, com o resultado, ver se as empresas estão aptas a participarem da próxima etapa do PEQ/AL, que é a visita dos avaliadores.
“Foi explicado questão por questão, a fim de sanar quaisquer dúvidas, de modo que todo o questionário foi respondido por eles, e nenhuma questão ficou em branco”, comentou.
COMPETITIVIDADE – Ainda de acordo com Domingos Leão, um dos princípios do MAC é melhorar a competitividade nas empresas, fator que o PEQ/AL também contribui. E, embora Alagoas tenha saído da 26º posição para ocupar o 14º lugar no ranking de competitividade, ainda existe a necessidade de as empresas melhorarem nesse quesito.
“O mundo hoje está cada vez mais competitivo e as empresas precisam dessa visão. Através do Modelo de Excelência da Gestão, nós avaliamos as empresas. Essa é uma tarefa incessante para o MAC, que é a de melhorar a competitividade para que as empresas possam ter uma longevidade bem maior do que existe hoje”, frisou Leão.
Entre os participantes, estava a empresa de produtos congelados Zebu Minas. A diretora comercial, Patrícia Ferreira destacou a importância do Workshop e o aprendizado que o PEQ/AL irá trazer para a sua empresa.
“É uma ótima oportunidade para que as empresas possam medir o nível de maturidade da gestão. Então, reafirmo, que é fundamental, inclusive de acordo com esse momento de mudanças em que vive o nosso cenário econômico, porque quem não se tornar competitivo estará fora do mercado. Será a primeira vez que vamos participar do prêmio, claro que queremos ganhar, mas só de estar participando já será um grande aprendizado”, revelou Patrícia.
INSCRIÇÕES ABERTAS – As inscrições para o ciclo 2019 do Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade-AL (PEQ/AL), promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em parceria com o Sebrae em Alagoas, foram prorrogadas para até o dia 19 de julho.
O PEQ/AL reconhece as organizações, públicas ou privadas, que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – 21ª edição, obtendo resultados que atendam às partes interessadas como clientes, fornecedores, acionistas, força de trabalho, comunidade e sociedade.
Para se inscrever no PEQ/AL, o interessado deve acessar o site https://www.
As inscrições para micro e pequenas empresas são gratuitas. Podem participar do prêmio todas as organizações públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos, dos mais variados portes: micro, pequena, média ou grande empresa.