2023

Summit Executivo
Sustentabilidade & Negócios

O Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios – Edição 2023, realizado no período de 09 a 10 de novembro de 2023, atingiu resultados além das expectativas inicialmente projetadas, tanto do ponto de vista de conteúdo quanto de aceitação do público, alcançando resultados extremamente satisfatórios, proporcionando uma ampla exposição de ideias, conceitos, exemplos e informações de altíssimo nível, sobre o tema a que foi proposto, de forma objetiva, pragmática e com foco na apresentação do ambiente atualmente existente e os projetos em andamento, de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte em Alagoas, como também trazendo informações relevantes sobre ESG, empreendedorismo consciente e políticas públicas que norteiam e oportunizam investimentos em vários segmentos empresariais. Inicialmente desenhado para alcançar uma audiência média de 250 participantes, o Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios – Edição 2023, perpassou essa marca atingindo 797 inscrições, qual seja, mais de 300% da expectativa inicial, além de contemplar um público bastante diversificado, contando com a presença de executivos (a), empresário(a)s, profissionais liberais, servidores públicos, professores e estudantes, que puderam conhecer em detalhes o ambiente atualmente implantado em nosso estado, bem como projetos em implantação, além de discutir amplamente conceitos e melhores práticas mundialmente discutidas, no que tange às iniciativas de negócios com fulcro na sustentabilidade. A consistente adesão do mercado ao projeto, proporcionou a participação de profissionais com alto grau de conhecimento técnico e executivo nos temas abordados, trazendo à baila, conhecimento atualizado nos temas e áreas abordadas, mesclando informações técnicas e gerenciais, com exposições dinâmicas e amplo debate propositivo sobre demandas, caminhos e soluções para a consecução de um melhor ambiente de negócios com alinhamento entre desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente.

797
inscritos

9 painéis

16 horas de
conteúdo

VI Fórum
pela Competitividade

Realizado em 30 de maio de 2023, VI Fórum Alagoano pela Competitividade com o tema ECONOMIA ALAGOANA – Como Estamos? Onde Podemos Chegar?, visando  apresentar o cenário atual, os desafios e as oportunidades para o crescimento dos negócios em Alagoas. Nosso Evento teve como principal objetivo proporcionar à Sociedade Alagoana como um todo, informações atualizadas sobre o desenvolvimento econômico de nosso Estado, além de disponibilizar aos empreendedores e empreendedoras a oportunidade de adquirir o conhecimento necessário para contribuir com a tomada de decisão em investimentos, nas áreas do Comércio, Turismo, Serviços, Indústria, Agricultura e Pecuária, onde na oportunidade foram debatidos sobre esses segmentos de suma importância para a Economia Alagoana.

Disseminação do
Conhecimento

Crescimento dos
Negócios Alagoanos

Foco na Competitividade
e como atingi-la

Programa de Mentoria para Competitividade
Convênio SEBRAE – 2º Edição

Mantendo o mesmo objetivo de contribuir para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios em Alagoas, por meio da oferta de conteúdo digital nas áreas de Gestão de Pessoas, Finanças, Marketing & Vendas e Transformação Digital, bem como oferecer mentorias estratégicas para as empresas selecionadas a partir da aplicação de um autodiagnóstico de maturidade de gestão, a segunda edição do projeto permaneceu com o mesmo número de captação de 1.000 empresas, mas agora com uma meta maior de empresas selecionadas para as mentorias, sendo 200 aptas, conforme Convênio firmado entre o MAC e seus parceiros estratégicos, SEBRAE/AL e Sistema Indústria. Além das formas de captações anteriormente já utilizadas, como contato com as empresas de porte ME e EPP para divulgação do folder informativo e apresentação do PMC, o projeto atual está contando com a implementação de ações estratégicas, como visitas técnicas aos estabelecimentos e empresários, parcerias com escritórios de contabilidade e planejamento estratégico para divulgação no interior e cidades próximas, somando a isso o foco nas redes sociais para maior visibilidade do MAC, o projeto vem promovendo o conhecimento e disseminando informações importantes ao empresariado alagoano.

Mentorias
Estratégicas

Conteúdos digitais
de alto nível

Desenvolvimento
dos mentorados

2022

Seminário Executivo Cidades Empreendedoras
Edição Penedo

A cidade de Penedo foi escolhida para sediar a 2ª edição do Seminário Executivo Cidades Empreendedoras, evento este que teve como propósito disseminar conhecimento e mostrar caminhos para o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo no interior de Alagoas.
A programação do seminário trouxe uma série de painéis com especialistas e atores que desenvolvem ações para a promoção do desenvolvimento do estado.

Disseminação do
Conhecimento

Desenvolvimento
Econômico

Foco no Empreendedorismo
Alagoano

Seminário Executivo Cidades Empreendedoras
Edição Delmiro Gouveia

A 1ª edição do Seminário Executivo Cidades Empreendedoras, teve como foco principal disseminar conhecimento e mostrar caminhos para o desenvolvimento da cultura do Empreendedorismo, com ênfase no interior de Alagoas, através da realização de um evento com temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social da cidade contemplada, como também a sua influência sobre as cidades circunvizinhas, proporcionando, assim, maior capilaridade e maior alcance.
O evento tratou sobre os aspectos econômicos e sociais da cidade e região, com uma abordagem clara e objetiva sobre o conceito de Cidade Empreendedora, bem como sobre as perspectivas e oportunidades advindas da modernização de processos e de modelos de gestão, com foco na integração entre a iniciativa privada e as políticas públicas que podem colaborar com foco em resultados concretos, factíveis e antenados com os anseios da sociedade.

Disseminação do
Conhecimento

Desenvolvimento
Econômico

Foco no Empreendedorismo
Alagoano

2021

V Fórum Alagoano pela Competitividade

A 5ª Edição do Fórum Alagoano pela Competitividade, que aconteceu em ambiente digital, teve como foco debater a importância do varejo na competitividade brasileira, enfatizando como este segmento auxilia na competitividade de nossa economia, contando com a presença de Líderes Empresariais e Profissionais que proporcionaram uma ampla discussão pró-ativa sobre a situação de crise enfrentada devido à pandemia, novos caminhos e perspectivas para o futuro.

Disseminação do
Conhecimento

Crescimento dos
Negócios Alagoanos

Foco na Competitividade
e como atingi-la

Seminário Alagoano Sobre Economia Digital

O 1º Seminário Alagoano sobre Economia Digital foi promovido pela FECOMÉRCIO com a parceria estratégica do MAC, evento este que teve como foco principal apresentar informações práticas e objetivas sobre o tema, além de apresentar cases de sucesso, contando ainda com a moderação do Dr. Luiz Otavio Gomes.

Perspectivas e oportunidades
no mundo digital

Cases de sucesso
de alto nível

1.500 inscritos
oriundos de 12 estados

Programa de Mentoria para Competitividade
Fomento SEDETUR

O PMC – Programa de Mentoria para Competitividade, foi criado objetivando auxiliar as empresas alagoanas na busca por maior capacidade competitiva, através de mentorias estratégicas baseadas em um autodiagnóstico de maturidade de gestão, permitindo uma maior avaliação do cenário de cada empresa, e quais pontos podem ser melhorados.
Este programa, utilizado como ferramenta principal do termo de fomento firmado entre o Movimento Alagoas Competitiva e a Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, proporcionou a realização de 50 autodiagnósticos e a seleção de 10 empresas contempladas para receber as referidas mentorias.

Mentorias
Estratégicas

Conteúdos digitais
de alto nível

Desenvolvimento
dos mentorados

Programa de Mentoria para Competitividade
Convênio SEBRAE

O objetivo foi contribuir para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios em Alagoas, por meio da oferta de conteúdo digital nas áreas de gestão de Pessoas, Finanças, Marketing & Vendas e Transformação Digital, bem como oferecer mentorias estratégicas para as empresas selecionadas a partir da aplicação de um autodiagnóstico de maturidade de gestão. O referido programa, utilizado como ferramenta principal do convênio firmado entre o MAC e o SEBRAE/AL, atingiu um resultado final de 1.056 empresas cadastradas na plataforma PMC e na plataforma SAS Parceiros disponibilizada pelo SEBRAE.
Assim, após todas as ações devidamente concluídas, houve a realização de um evento de encerramento, com palestra motivacional sobre competitividade para os mentorados, onde foi realizada uma exposição em formato talk show com o tema “Perspectivas e Oportunidades para Alagoas e o Brasil”. Ao final do evento, foi realizada a entrega dos certificados das empresas constantes do último lote de concluintes do processo de mentoria realizado.

Mentorias
Estratégicas

Conteúdos digitais
de alto nível

Desenvolvimento
dos mentorados

2020

IV Fórum Alagoano pela Competitividade

A 4ª Edição do Fórum Alagoano pela Competitividade aconteceu em formato 100% digital e on-line, em virtude das restrições impostas pelo protocolo de segurança motivados pela pandemia. Com foco no tema competitividade, foi colocado em pauta temas sensíveis ao ambiente atual de negócios no Brasil e que impactam na economia alagoana, além de discutir como as empresas de nosso estado devem se preparar para adentrar de forma segura e planejada no mundo digital, culminando na apresentação de exemplo de sucesso de projetos de negócios digitais no Brasil e em Alagoas.

Disseminação do
Conhecimento

Crescimento dos
Negócios Alagoanos

Foco na Competitividade
e como atingi-la

2019

Seminário Cidade do Futuro

Seminário Cidade do Futuro – Inovação Urbana e Novas Tecnologias. O evento buscou provocar os cenários políticos e empresariais do estado com discussões sobre o futuro e como se adaptar a ele, contando com as presenças de especialistas locais e nacionais.

Inovação

Tecnologia

Presença de especialistas
locais e nacionais

III Fórum Alagoano pela Competitividade

A 3ª edição do Fórum Alagoano pela Competitividade surgiu com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos, agregando inovação ao conteúdo, de maneira que o empresariado alagoano possa entender o que é competitividade e, principalmente, como poderá atingi-la, e contribuir para resultados melhores para o estado.

Disseminação do
Conhecimento

Crescimento dos
Negócios Alagoanos

Foco na Competitividade
e como atingi-la

2018

II Fórum Alagoano pela Competitividade

O objetivo do II Fórum Alagoano pela Competitividade foi debater temas relevantes para o aumento da competitividade do estado de Alagoano. O evento foi realizado em formato talk show, contando com a presença de empresários locais e nacionais no mundo do empreendedorismo, startups, negócios e varejo.

Disseminação do
Conhecimento

Crescimento dos
Negócios Alagoanos

Foco na Competitividade
e como atingi-la

2017

I Fórum Alagoano pela Competitividade

O I Fórum Alagoano pela Competitividade realizado pelo MAC, teve o objetivo de agregar conhecimento e inovação ao empresariado alagoano, disseminando o que é competitividade e, principalmente, como o empresário pode atingi-la, contribuindo com o desenvolvimento do estado. Na programação do evento houveram palestras e debates com grandes nomes da política, do mundo empresarial e da inovação em Alagoas e no país.

Disseminação do
Conhecimento

Crescimento dos
Negócios Alagoanos

Foco na Competitividade
e como atingi-la

2007

Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade AL
(PEQ/AL)

Evento promovido pelo MAC em parceria com o SEBRAE/AL. O prêmio é um reconhecimento às organizações, sejam elas públicas ou privadas, que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos do Modelo de Excelência e Gestão (MEG), assim, contribuindo para a competitividade e desenvolvimento do Estado de Alagoas.

Práticas de
Gestão

Modelo de Excelência
em Gestão (MEG)

Competitividade e
Desenvolvimento