Seminário Cidade do Futuro para alunos e professores da Unit

Publicado por: Comunicação MAC 1 de janeiro de 2019 | 20:07

MAC apresenta Seminário Cidade do Futuro para alunos e professores da Unit

Painéis trarão temas como economia criativa, tecnologia no ambiente urbano, big data, gestão de serviços públicos, mobilidade e inovação urbana
Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

O Movimento Alagoas Competitiva (MAC) apresentou o Seminário Cidade do Futuro, para alunos e professores de cursos como Engenharia de Produção, Mecatrônica e Ciência da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), no anfiteatro da instituição. Com o tema ‘Inovação Urbana e Novas Tecnologias’, o evento, que será realizado no dia 08 de novembro, visa discutir o futuro das nossas cidades de forma inovadora.

A apresentação do seminário foi feita por Sérgio Luís, da OCTA, uma das empresas parcerias do evento. Ele passou a visão geral dos temas como a apresentação de serviços ao cidadão, evolução na forma de negociar, integração com o mundo digital, novos mercados, além da interação com o tradicional. O seminário terá quatro painéis, totalizando 12 palestras de 45 minutos cada e mais 45 minutos de perguntas e respostas interativas.

“Esse é um projeto que a gente construiu voltado para o mercado, para que daqui a 10 anos a gente possa discutir outras situações, de ideias que nasçam a partir de agora, discutindo a cidade e oportunidades que surjam a partir desse evento. Apresentando novos conceitos, melhores práticas que já existem em cidades que têm um perfil semelhante à nossa. Não iremos apresentar ou discutir nada que seja impossível de ser implantando em Maceió, debatendo sobre as mudanças no mundo, as formas de como se faz negócio e de elementos que pensávamos que só apareceriam no futuro, mas que já estão aqui”, frisou Sérgio Luís.

Dario Arcanjo, reitor da Unit/AL, parceiro estratégico do seminário, lembrou que a Unit está sincronizada com tudo o que respira inovação e não poderia deixar de apoiar com os corpos discente e docente.

“Como não poderia ser diferente, convidamos os nossos alunos e professores para participar desse projeto que é muito importante para o estado de Alagoas e para a cidade de Maceió, já que o MAC trará especialistas com muita expertise e conhecimento nessas áreas. Temos que evoluir, fazer diferente e ‘sair da caixa’. É isso que tenho conversado diariamente com os nossos professores e coordenadores. Os nossos alunos e o mercado precisam de iniciativas assim, que ajuda a estreitar os laços com o mercado, com as empresas, trazendo toda a massa crítica na área de tecnologia e inovação para que possamos trabalhar juntos”, afirmou Dario Arcanjo.


Painéis

O seminário contará com quatro painéis. O primeiro, será ‘Economia Criativa e Tecnologia no Ambiente Urbano’, com as palestras ‘Porto Digital: como articular governo, iniciativa privada e sociedade civil em uma agenda de inovação’, ministrada por Cláudio Marinho; ‘Smart City Florianópolis: jornada de criação do caminho de inovação da ilha turística’, ministrada por Eduardo Costa; além da apresentação de soluções tecnológicas aderentes aos temas discutidos.

O painel 2 trará o tema ‘‘Inovação Urbana e o Poder Público’, com as apresentações ‘Governo 4.0: as estratégias e projetos inovadores do Governo de Alagoas para o novo cenário tecnológico e seus impactos sociais’, por Luciano Junior, Diretor-Presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec/AL); ‘Maceió: Lei de Inovação e Reestruturação de Jaraguá como Ecossistema de Inovação e Negócios’, por Íria Almeida, Secretaria de Governança do município de Maceió. O espaço também contará com palestra do Sebrae em Alagoas, por Ronaldo Moraes, diretor técnico da instituição.

Já o painel 3, com o tema ‘Mobilidade, tecnologia e Cidadania’, trará as palestras: ‘Mobilidade Urbana na Construção de Cidades Vivas, Saudáveis, Sustentáveis e Seguras, com a apresentação de Luiz Alberto Saboia; ‘A plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco’, por Luciana Zein.

Por fim, o último painel, com a temática Big Data e Tecnologia na Gestão de Serviços Públicos Ágeis’, com as palestras ‘Governo Digital: os desafios da implementação na administração pública e seus resultados concretas’, por Daniel Annenberg; ‘GEO Sampa: o mapa digital de São Paulo e a relevância de uma base de dados pública’, por Tomás Wissenbach; e ‘Inovando com Google, BigData e Inteligência Artificial na Pratica’, por Glaucio Rocha (painelista convidado).

O Seminário Cidade do Futuro é uma realização do MAC e Sebrae em Alagoas com a parceria estratégica da Unit/AL, Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo Alagoas (Abap/AL), Sistema FIEA, além das parcerias de conteúdo da OCTA e ARQ. Futuro.