Sesi e Senai consolidam implantação do Modelo de Excelência da Gestão

Publicado por: Comunicação MAC 9 de janeiro de 2019 | 20:08

Representantes de Gestão (RGs) do Sesi e do Senai participaram, na última semana, de um curso sobre o Modelo de Excelência da Gestão (MEG 21), promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

Os RGs são as pessoas responsáveis pela disseminação do sistema de gestão nas unidades operacionais. Eles são fundamentais na implantação de processos e práticas no Sesi e Senai e Áreas Corporativas.

A diretora de Gestão Estratégica do Sesi e Senai Alagoas, Nathália Romaguera, afirma que a participação dos representantes do Senai no curso visa à implantação do MEG 21 na instituição, além da preparação para o Prêmio Estadual da Qualidade e da Competitividade (PEQ), na categoria até 250 pontos.

“O modelo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é utilizado aqui, regionalmente, pelo MAC. A premiação concedida anualmente é fundamentada no MEG”, explica Nathália.

Este é o primeiro ano do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no processo de implantação do Modelo de Excelência da Gestão. “A gente entende que, hoje, muitas práticas (no Senai) já estão alinhadas ao MEG. No entanto, é importante as pessoas terem uma visão do modelo, para conseguir encaixar as nossas práticas dentro dele e, claro, fazer melhorias e incrementar novas práticas na instituição”, disse.

Nesta fase de implantação do modelo de gestão, a equipe de processos e os líderes de critérios estão fazendo uma avaliação do que é preciso ajustar, neste sentido. “A gente já tem alguns pontos mapeados e agora tem os planos de ação para adequar o Senai ao modelo (MEG 21), tirar o maior proveito com o intuito de aprimorar nossos resultados e melhorar nossa performance”, destacou a diretora.

Já o Sesi, no ano passado, tornou-se a primeira entidade alagoana a ganhar, pelo segundo ano consecutivo, o PEQ na categoria Ouro. No Serviço Social da Indústria, a meta é preparar-se para o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), na categoria até 1.000 pontos.

E agora, no final de maio, a entidade receberá profissionais da FNQ para uma avaliação assistida. Eles vão identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria, fornecendo informações que serão estratégicas na preparação da entidade para o prêmio nacional, no próximo ano.

O MEG 21 trabalha os fundamentos da excelência na liderança transformadora, adaptabilidade, aprendizado e inovação, desenvolvimento sustentável, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos, pensamento sistêmico e geração e resultados.