Sobre o MAC


O Movimento Alagoas Competitiva (MAC) iniciou suas atividades em 9 de dezembro de 2004 a partir da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AL). Sua atuação consiste na mobilização e articulação dos agentes representativos da sociedade, com ênfase em ações de gestão e melhoria de processos produtivos que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável, em suas dimensões econômica, social, ambiental e tecnológica, enfatizando permanentemente a valorização do ser humano.

Como atividades desenvolvidas pelo MAC estão:

– Avaliação da Gestão: Diagnóstico do Nível de Maturidade da Gestão;
– MEG21 – Modelo de Excelência da Gestão – 21ª edição;
– IA – Instrumento de Avaliação do Nível de Maturidade da Gestão;
– PMG – Programa de Melhoria da Gestão;
– Planejamento Estratégico: Formulação e implementação;
– Gestão de indicadores: Estruturação do sistema de medição;
– Mapeamento de processos: Otimização dos processos organizacionais;
– Estruturação da governança, Gestão de riscos e Compliance;
– Gestão financeira: Planejamento e controle;
– Consultoria para certificação – ISO 9001:2015; 14001:2015; OHSAS 18001;
– Implementação de 5S;
– Assessoria empresarial;
– Capacitações, cursos e consultorias nas áreas de gestão da qualidade e a coordenação do PEQ/AL (Prêmio Estadual da Qualidade Alagoas) em parceria com SEBRAE/AL, ambos baseados no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ e estruturado em fundamentos de excelência, constituindo a base de programas de melhoria da gestão. O MAC é a entidade autorizada pela FNQ para utilizar o MEG no estado de Alagoas.

Palavra do Presidente


A missão do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) “é promover a competitividade para o fortalecimento da sociedade alagoana de modo sustentável e inovador”. Essa missão expressa bem o nosso sentimento de trabalhar com seriedade e determinação. Tudo isso exprime bem o que sempre fizemos em nossa vida, que é a busca permanente da excelência. É a certeza sobre o que estamos fazendo e os objetivos que queremos atingir que mantém nossa atuação firme, mesmo em meio a cenários de turbulência política e econômica em nosso país.

Inegavelmente temos enfrentado uma crise sem precedentes no Brasil, e por se manifestar em diferentes áreas, empreendedores que somos, não podemos esperar que a situação melhore. Seguir produzindo com qualidade, buscando aprimorar nosso negócio para sermos competitivos no mercado brasileiro é o que vai gerar resultados que alcem o estado de Alagoas a um maior desenvolvimento. Afinal, é o trabalho, principalmente do setor produtivo, que ergue nossa economia e, com isso, produzimos benefícios para a sociedade.

O setor produtivo é o grande responsável pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Ao MAC, cabe despertar nos empresários alagoanos a importância da Competitividade, Produtividade e Qualidade, promovendo ações que possam posicionar Alagoas entre os estados mais competitivos do Brasil. Da mesma forma, procuramos articular, junto aos gestores públicos, decisões e providências que diminuam as amarras e obstáculos ao trabalho do setor produtivo e, com isso, conseguirmos em conjunto um maior crescimento econômico do nosso estado.

Como presidente do Movimento Alagoas Competitiva, reafirmo o nosso compromisso com esta missão e com o desenvolvimento de Alagoas, tendo como alavanca o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o apoio estratégico do Movimento Brasil Competitivo (MBC) os quais, orgulhosamente, representamos em nosso estado. Vamos adiante, vamos ao trabalho!

Missão


Promover a competitividade para o fortalecimento da sociedade alagoana, de modo sustentável e inovador.

Visão


Ser reconhecido por sua contribuição para que Alagoas esteja dentre os 10 estados mais competitivos do Brasil até 2023.

Valores


Buscar soluções inovadoras e criativas que gerem valor e quebrem os paradigmas vigentes;

Entender que o sucesso de todos depende da integração e união do setor público, privado e da sociedade civil organizada;

Atuar com efetividade, de forma ágil, proativa e continuada;

 Atuar em rede desenvolvendo ações de cooperação, visando potencializar os resultados por meio de competências complementares;

Agir com entusiasmo entendendo o movimento pela excelência como uma causa a ser defendida e priorizada diante dos compromissos assumidos.