Ranking Estadual 2018


1 quarta-feira, 19/09/2018

O Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit , divulgou na última sexta-feira (14), o ranking pela competitividade dos estados. Na 7° edição do evento, o estado de Alagoas, foi o que mais se destacou, saindo da 24° posição para a 16º, subindo 8 posições em relação ao ano anterior.

O ranking de competitividade varia de 0 a 100. Alagoas ficou com um nota de 42,5 este ano, com uma variação de 9,4 pontos em comparação ao ano anterior.  O estudo avalia os estados sob a ótica de 10 pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social. Alagoas foi o melhor em solidez fiscal, sustentabilidade Ambiental (de 19° para 15°), Educação (de 26° ara 22°), Sustentabilidade Social (de 26° para 22°), em Eficiência da Máquina Pública (de 21° para a 19°), em infraestrutura (de 15° para 13°), e em Capital Humano (de 20° para 17°).

Da região nordeste o estado permanece em terceiro lugar, ficando atrás apenas dos estados da Paraíba (8°) e  Ceará (12°), mas saindo na frente de estados maiores como Pernambuco (20º) e a Bahia (22°).  No ranking geral o estado de SP (1°),  SC (2°),  DF  (3º)  foram os primeiros colocados. Aqueles que ficaram nas últimas colocações estão SE (25°), MA (26°) e AC (27°).
Segundo a Superintendente de Relacionamento e Negócios do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Isabella Bezerra,  destaque foi um reconhecimento maravilho para Alagoas.
“Com a melhoria da competitividade do Estado, as empresas locais ganham um ambiente mais propício ao seu desenvolvimento sustentável. O MAC auxilia os empresários alagoanos  a se preparem para essa realidade através de treinamentos, consultorias e também reconhecimento de organizações públicas e privadas já possuem suas práticas de gestão alinhadas ao MEG (Modelo de Excelência da Gestão,  que é um modelo de gestão reconhecido internacionalmente” finaliza Isabella.

Assessoria MAC