Sobre o MEG


O Movimento Alagoas Competitiva (MAC) iniciou suas atividades em 08 de dezembro de 2004 a partir da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/AL. Sua atuação consiste na mobilização e articulação dos agentes representativos da sociedade, com ênfase em ações de gestão e melhoria de processos produtivos que respeitem o meio ambiente e promovam a competitividade e o desenvolvimento sustentável de Alagoas, em suas dimensões econômica, social, ambiental e tecnológica, enfatizando permanentemente a valorização do ser humano. Como atividades desenvolvidas pelo MAC estão: capacitações, cursos e consultorias nas áreas de gestão e qualidade, a coordenação do PEQ/AL (Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade - Alagoas) e do antigo MPEBrasil (Prêmio de Qualidade e Competitividade para Micro e Pequenas Empresas) e PCA (Prêmio Competitividade Alagoana) desde 2004, todos baseados no MEG (Modelo de Excelência da Gestão), modelo reconhecido internacionalmente e baseado em Fundamentos de Excelência.

Sendo a única representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) no Estado, detentora dos direitos de uso do MEG. O MEG passa constantemente por revisões e está agora na sua 21ª edição. O novo MEG incorpora as mais recentes e emergentes questões concernentes à gestão e, ao mesmo tempo, representa uma mudança significativa na forma como ele é proposto. O novo formato mitiga a dificuldade para o uso do modelo, tornando-o de mais fácil absorção e entendimento, sem, no entanto, afetar o rigor técnico com que os temas são tratados. Ele continua sendo único e incomparável em sua abrangência e visão holística da gestão. Dessa maneira, se torna imprescindível elaborar/revisar metodologias para a preparação das MPE do Estado.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. O MEG incorpora as mais recentes e emergentes questões concernentes à gestão, sendo de fácil absorção e entendimento, sem, no entanto, afetar o rigor técnico com que os temas são tratados. Ele é único e incomparável em sua abrangência e visão holística da gestão.

Ele é composto por oito Fundamentos da Excelência, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. Na figura abaixo, temos a representação gráfica do MEG, baseada no Tangram (quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), criada com inspiração nas cores da bandeira do Brasil e no Ciclo PDCL. Ao utilizar o MEG como referência, a organização deve adaptá-lo (remontá-lo) na melhor forma que defina seu modelo de gestão. A figura simboliza um modelo de relacionamento entre a organização – considerada como um sistema adaptável, gerador de produtos e informações – e seu ambiente organizacional e tecnológico, além do próprio ambiente externo.

Caracteristicas do MEG


⦁ Pensamento sistêmico;

⦁ Aprendizado organizacional e inovação;

⦁ Liderança transformadora;

⦁ Compromisso com as partes interessadas;

⦁ Adaptabilidade;

⦁ Desenvolvimento sustentável;

⦁ Orientação por processos;

⦁ Geração de valor.